Colchão e o Impacto na Qualidade de Vida

Sabe aquela sensação de cansaço e desânimo ao acordar, ou ainda aquela dor no corpo todo, como se um trator tivesse passado em cima de você? Um dos grandes responsáveis por isso pode ser o seu colchão. Quando ele não está adequado ao seu tamanho, altura ou peso, costuma afundar. Às vezes, parece mais que estamos dormindo numa rede ou numa canoa do que em um colchão…

Até aí tudo bem, desde que a gente não caia ou se afogue. O problema é que dormir errado pode provocar muito mais do que dor nas costas. Um sono não reparador traz prejuízos à nossa qualidade de vida, falta de concentração, problemas de humor e de disposição. E o pior é que nem sempre a pessoa percebe que o colchão está afundando, então, é bom ficar alerta aos sintomas, principalmente ao acordar.

Passamos 30% de nossa vida dormindo – portanto, em cima de um colchão – e que nos mexemos em média 60 vezes à noite, de forma automática e sem perceber. Só que, quando o colchão afunda, despendemos muita energia para fazer esses movimentos. Além disso, não descansamos nossas vértebras, uma vez que elas continuam pressionadas e tensionadas, quando deveriam estar abertas. Daí a sensação de cansaço e a dor.

O colchões podeM afundar entre 3 e 5 centímetros, no máximo. “É preciso cuidar com a sua densidade e lembrar que 60% do nosso peso fica sobre a região da lombar quando estamos dormindo. Muita gente tem desvio e dores na coluna e não sabe o porquê. Colchões ruins deformam a coluna.     

QUAL COLCHÃO É O IDEAL PARA VOCÊ?

Se você sofre com dores na coluna e quer saber qual o melhor tipo de colchão para você, saiba que esta é uma dúvida muito comum.

Um colchão de qualidade deve manter o alinhamento da coluna, cedendo na medida exata da curvatura do corpo, dando apoio à coluna, sem forçá-la.

Durante o sono, é importante manter as curvas da coluna.

Se você é mais pesado precisa comprar um colchão mais duro, caso contrário, seu corpo vai afundar, aumentando as curvas da sua coluna, e a durabilidade do colchão vai diminuir.

Quem é mais magro pode optar por um colchão mais macio. Neste caso, um colchão mais duro pode não acomodar as curvas do seu corpo e também ser desconfortável e prejudicial.

Para a maioria das pessoas de peso normal, colchões com densidade média a firme costuma funcionar.

MEU COLCHÃO É O VILÃO?

Para saber se o seu colchão é o vilão fique atento para as seguintes características:

Outros fatores que podem prejudicar a coluna:

APARÊNCIA: O colchão apresenta rasgos e manchas visíveis?

TEMPO DE USO: Foi comprado há mais de cinco anos? Todo colchão tem um tempo de vida útil.

TEM DEFORMIDADES? Apresenta áreas com deformidades?

Observe se o seu colchão possui afundamentos nos locais de maior uso (principalmente nos colchões de espuma)

COMO EVITAR E RESOLVER O PROBLEMA

A prevenção é a melhor forma de evitar o sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A KIM Colchões, além de oferecer terapias próprias para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, também conta com diversas opções de colchões de acordo com a sua necessidade, para a prevenção das dores e patologias da coluna e tratamento postural.

Tem alguma dúvida? Não permita que o problema se agrave, agende uma avaliação com um dos nossos terapeutas, a prevenção é sempre a melhor solução.

Posts recentes