Os perigos de ficar sem dormir são vários. Você pode sentir isso tanto no aspecto físico quanto mental e emocional. Uma pessoa que dorme pouco, ou fica muito tempo sem dormir, é, geralmente, mais irritada, dispersa e apresenta difícil concentração, além de outros problemas que o organismo apresenta quase de imediato.
Dormir é bom e também faz bem. Sabe por quê? Porque dormir não é só um momento para você descansar, mas também para o seu organismo se recuperar e o seu cérebro assimilar todas as informações que ele viu e experimentou durante o dia.
De um jeito simples, é como se o seu corpo estivesse se limpando para começar um novo dia zerado. Por isso, é tão importante que você durma, e durma bem.
Quais são os problemas de ficar muito tempo sem dormir?
O recorde registrado de uma pessoa sem dormir foi de 11 dias e 25 minutos, façanha executada pelo americano Randy Gardner, nos anos 60 e registrada pelo Guinness Book of Records. Por motivos de segurança, hoje, são proibidos testes de privação de sonos em humanos.
Mas, no dia a dia é comum ficarmos algum tempo sem dormir, seja para cumprir um prazo do trabalho, maratonar uma série, curtir uma festa ou por motivos menos prazerosos, como insônia. Por isso, quais são os perigos?
- Riscos de acidentes;
- Baixa concentração;
- Aumento do apetite;
- Prejudica o sistema imunológico e a memória;
- Pressão sanguínea desregulada;
- Aumento do colesterol e glicose no sangue;
- Maior presença dos radicais livres.
Tudo isso acontece a curto prazo, quando você fica alguns dias dormindo mal ou com insônia. Mas, existem efeitos bem piores quando você fica períodos maiores.
- Aumentam os riscos de acidentes;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Perda de memória;
- Alto risco de infartos;
- Paranoia e alucinações.
A maioria dos efeitos colaterais desaparecem poucos dias após a pessoa voltar a ter uma rotina regular de sono.
Quais os benefícios de dormir bem?
Além de manter você mais bem disposto e descansado, pronto para enfrentar o seu dia a dia, dormir bem estimula o organismo e melhora a sua saúde. Isso porque, o sono influencia diretamente no seu sistema imunológico, na produção hormônios, memória e capacidade mental.
Além disso, dormir bem pode:
- Aumentar a resistência do sistema imunológico;
- Melhorar a memória;
- Controlar a pressão sanguínea;
- Reduzir o estresse;
- Diminuir a glicose no sangue.
Dicas para dormir melhor
Para ajudar você a dormir melhor você pode seguir algumas das nossas dicas, como procurar um profissional do sono, seja ele um médico, fisioterapeuta ou até algum tipo de terapia, caso ficar sem dormir seja de origem psicológica.
Você pode também rever o seu colchão. Afinal, se nós passamos quase 1/3 da vida dormindo, isso precisa ser feito com todo o conforto. E o colchão da KIM Colchões conta com tecnologias exclusivas que, além de ajudar você a dormir melhor, também auxiliam a prevenir e tratar problemas de saúde e postura.
Gostou? Então fale com a gente e agende a visita de um dos nossos terapeutas do sono para saber mais.